Grupo Flor de Abacate


Grupo de Choro



Músicos
 


Discografia
 


Depoimentos
 


Contatos
 


Fotos 
 


Página Inicial
 
Depoimentos

Referências ao 1º CD - "Flor de Abacate" 

Waldir Silva
(Músico e Compositor)
Ouvindo atentamente o meritório trabalho desse formidável quinteto, comecei a indagar a mim mesmo: "Será que um Violão de 7 cordas, um Bandolim, um Cavaquinho, um Clarinete e um Pandeiro, podem nos brindar com um concerto tão bonito?" Respondí para mim mesmo: "Podem sim, desde que estejam tais instrumentos nas mãos de pessoas competentes como vocês." Parabéns!

Geraldo Vianna
(Músico e Arranjador)
...e aí me disseram que o choro morreu. Não. Creio que o choro está vivo. Mais vivo que nunca. Ele só morreu nas mãos daqueles que o subestimaram, não recriaram. Ali sim, na abordagem repetitiva dos temas e na falta de criatividade, o choro como manifestação direta da alma do sonhador, impôs a sua pena: morrer para que através do sonho dos verdadeiros artistas ele renascesse. Ouvindo o grupo "Flor de Abacate", percebi nas sutilezas do fraseado, no bom gosto do repertório e, principalmente, nas inovações da forma e da instrumentação, um brilho reluzente. É como se o choro nunca houvesse se afastado da nossa música; estivesse apenas esperando o toque sensível e apaixonado do verdadeiro "chorão".
... Ah, as palavras do poeta: "As pessoas que fazem o choro morrerão. O choro, nunca morrerá. Viverá para sempre".Viva o choro. Viva o "Flor de Abacate"


Luiz Otávio Savassi Rocha
Definido por Heitor Villa-Lobos como "a essência musical da alma brasileira", o choro - ao mesmo tempo gênero musical e forma de tocar - recebe um tratamento à altura de sua importância neste CD que, ansiosamente, há muito esperávamos. Ave, Flor de Abacate, por reafirmar, com tanta sensibilidade, nossa identidade cultural, num momento em que, no que concerne à música, se privilegia, no Brasil, o valor comercial do produto em detrimento de sua dimensão estética.

Alécio Cunha
(Jornal Hoje em Dia - 15/11/99)
"Uma síntese entre o erudito e o popular, valorizada por músicos excelentes. Esta é a melhor definição para a concepção musical do conjunto instrumental belo-horizontino Flor de Abacate". "Trata-se de trabalho elaborado com requinte, calcado em arranjos coesos".

Jorge Fernando dos Santos
(Jornal Estado de Minas - 19/12/99)
"O Flor de Abacate desenvolve um trabalho refinado". "Os arranjos são criativos e dão vez a cada músico, sem comprometer o conjunto, que é excepcional".

 

Referências ao 2º CD - "Batuque"

Dino 7 Cordas
Parabéns pelo CD do grupo. Continuem defendendo, com o mesmo brilho e competência, o melhor da tradição dos grandes chorões.
DINO 7 CORDAS - Rio, 18 de Dezembro de 2001


Ronaldo do Bandolim

Maravilhoso!
Ao FLOR DO ABACATE todas as flores da glória, pois trata-se de um trabalho com o registro e dignidade do seu líder.
Lindos contrastes dos graves e agudos, arranjos bem adequados, belo repertório e, acima de tudo, vivo e alegre.
Da flor aos frutos, presenteando a todos nós.
Parabéns a vocês, grandes músicos, pelo notório amor aqui dedicado.
RONALDO DO BANDOLIM - Rio, 21/12/2001

 

Referências ao 3º CD - "Belini Andrade e Grupo Flor de Abacate"

Lúcio Flávio
Resta-me muito pouco a falar sobre o mais recente CD do Grupo Flor de Abacate interpretando músicas de Belini Andrade depois da apresentação feita pelo Jonas, onde ele sintetiza, com muita propriedade, tudo de bom que o CD oferece. Confesso que não conhecia bem a obra do Belini, mas estas quinze músicas apresentadas neste CD me dão a noção da grandiosidade do seu talento e da sua capacidade de gerar obras, conforme disse o Jonas, de um bom gosto apuradíssimo. Quanto a execução das músicas pelo Flor de Abacate, vem mais uma vez nos mostrar que o zelo com a qualidade, a perseverança em manter um grupo unido e o virtuosismo dos seus componentes só podem mesmo apresentar um trabalho de tanta magnitude, suscitando em nós a expectativa de saber com o que nos brindará no futuro este brilhante grupo.
É normal destacar uma ou outra obra contida num CD, mas eu, fazendo justiça ao meu próprio gosto, não saberia dizer qual é a melhor. Parabéns. 
Lúcio Flávio - B. Hte., 19.10.04


Página inicial | Músicos | Discografia | Contatos | Galeria de Fotos

Página inicial

Grupo Flor de Abacate